Value Network
Uma rede de valor é uma perspectiva de análise de negócios que descreve os recursos sociais e técnicos dentro e entre as empresas. Os nós de uma rede de valor representam pessoas (ou departamentos) e estão ligados por interações que representam resultados tangíveis e intangíveis. Estas ligações exibem a interdependência e representam o valor total dos produtos e serviços. As empresas têm redes de valor tanto internas como externas. As redes externas incluem clientes ou destinatários, intermediários, partes interessadas, redes e fornecedores complementares de inovação aberta. As redes de valor interno concentram-se em atividades-chave, processos e relacionamentos que atravessam fronteiras internas, como o cumprimento de pedidos, a inovação, o processamento de leads ou o suporte ao cliente. O valor é criado através do intercâmbio e das relações entre os papéis. As redes de valor operam nas agências públicas, na sociedade civil, na empresa, nas instituições e em todas as formas de organização.
A rede de valor da ZipOfLight apresenta, como nós, o armazém, os fornecedores e os clientes e ainda vários departamentos tais como, o administrativo, o financeiro, o de investigação e desenvolvimento, o de marketing, o de produção e manutenção.
O departamento administrativo é o responsável por dar ordens de manutenção, ordens de instalação e ordens de produção dos produtos/serviços ao departamento de produção e manutenção, e ainda controlar a qualidade dos mesmos. Tem ainda como função ordenar ao departamento de marketing a propaganda dos novos produtos, e fazer os pedidos de encomenda necessários aos fornecedores.
O departamento financeiro é o responsável pelo pagamento das encomendas aos fornecedores, pelo investimento no departamento de investigação e desenvolvimento, por forma a permitir o seu funcionamento e ainda responsável por fazer um balanço mensal das finanças da empresa para apresentar ao departamento administrativo.
O departamento de investigação e desenvolvimento apenas apresenta os resultados das investigações realizadas ao departamento administrativo, para que sejam revistas, avaliadas e, caso seja viável, aprovadas para produção.
O departamento de marketing realiza estudos de mercado com os clientes e restante população, desenvolvendo, em paralelo, campanhas de marketing e publicidade aos novos produtos oferecidos pela empresa.
O departamento de produção e manutenção é responsável pela instalação e pela manutenção dos produtos aos clientes. Para além disso, efetua pedidos, constantes, ao armazém, de materiais necessários, por forma a cumprir com os prazos estipulados para fabrico e entrega. Apresenta, também, sugestões de melhoria dos processos de trabalho ao departamento administrativo, uma vez que é neste departamento onde se realmente coloca as "mãos à obra".
O armazém envia os materiais pedidos para o departamento de produção e manutenção, e os relatórios das encomendas e informação relativa ao nível de stock ao departamento administrativo.
Os fornecedores têm, apenas, como função a entrega das encomendas ao armazém.
Por fim, os clientes. Este nó é o responsável por movimentar toda a rede, uma vez que é daqui que partem os pedidos de instalação ou manutenção dos produtos ao departamento administrativo, bem como o pagamento dos mesmos ao departamento financeiro, disponibilizando, ainda, informações e/ou reclamações acerca do produto ao departamento administrativo.
