Malha Direta

A malha direta é composta por dois blocos distintos, sendo que um é o atuador (A1) e o outro a lâmpada. Esta malha tem como objetivo transformar a tensão que entra no bloco A, valores variáveis entre 0V e 10V, em luz, sendo que estes oscilam entre 0% e 100%, bem como, tal como referido na introdução, diminuir ou até eliminar o erro em regime permanente característico de um sistema em malha fechada.

O bloco A1 é responsável por alimentar a lâmpada, transmitindo-lhe apenas a tensão necessária para garantir que o LDR recebe o valor de tensão indicada pela referência. Isto é, caso seja estipulado um valor de referência de, por exemplo, 5 V, é esperado que o sensor, em situação normal, receba 50% da luminosidade, contudo se for colocada uma barreira entre o sensor e a lâmpada que impeça que o valor estipulado alcance o sensor, o atuador alimenta a lâmpada com valores superiores de forma a fazer chegar novamente o correspondente a 5V.

Assim sendo, na saída obteve-se uma variação de luz. Porém, para que a lâmpada funcione é necessário que esta seja alimentada por mais corrente do que os amplificadores fornecem, que é habitualmente de 20mA. Para que este processo ocorra, é necessário implementar um transístor que amplificará a corrente. Tal como mencionado no início deste capítulo, o transístor utilizado foi o BDX 33C.

Por forma a garantir que a luminosidade variará de acordo com a tensão aplicada de 0V a 10V, será necessário implementar um díodo de forma a não obter tensões negativas. O díodo implementado será o 1N4001.

@2017 ZipOfLight
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora