Malha de Referência
Tendo em conta um sistema de controlo em malha fechada, utiliza-se uma realimentação com o objetivo de controlar o sinal de saída, comparando-o com o sinal de referência, sendo este previamente definido. Portanto, no sistema de controlo automático de luz, o processo referido é aplicado com o intuito de o tornar mais preciso, dado que podem ocorrer erros relativos à calibração e distúrbios. De seguida, é calculado o erro, convertido num sinal de controlo que será aplicado no sistema, a fim de retificar o erro entre o sinal de saída e o de referência, utilizando-o como o novo sinal de entrada.

Assim sendo, a referência é utilizada para informar o
sistema de qual a tensão que se pretende que seja recebida pelo sensor. Os
valores definidos como referência podem variar entre os 0V e 10V que
correspondem a 0% e 100% de luminosidade, respectivamente. Uma vez que a tensão
alimentada ao sistema é de 15V, é necessário aplicar uma resistência de 5kΩ, de
forma a garantir que o valor máximo da referência será de 10V.

Tal como é possível observar no circuito em cima, foi necessária a utilização de um potenciómetro de 10k linear, a fim de poder regular o valor da referência pretendido, manualmente e a qualquer momento. Nesta situação, o AmpOp apresentado é utilizado como seguidor de tensão, isto é, apresenta à saída exatamente a mesma tensão que existe à entrada.
Deste modo, quanto mais perto o potenciómetro estiver do seu valor máximo, 10kΩ, a tensão também se aproximará do seu valor máximo, neste caso, 10V. Por sua vez, se a resistência atingir os valores mínimos, 0Ω, a tensão será nula.