Design Thinking Process

1th Task

Idealização do sistema automático de controlo de luz (de acordo com as ideias dos elementos do grupo, sem pesquisa externa).

2nd Task

Organizar e sintetizar os resultados do ponto, com a finalidade de conceber um ponto de vista do usuário que vai abordar o resultado do projeto.

Pesquisa de sistemas existentes e quais as queixas/defeitos apresentados, bem como realização de um breve estudo de mercado (discussão em sala de aula) com o intuito de recolher mais informações sobre as necessidades implícitas/exigidas a este sistema.

3rd Task

Needs: Sistema barato e fácil de usar, apto para realizar todas as funções necessárias (controlo 100% automático da luz)

Insight: Articular o ponto de vista. Pode ser ligeiramente mais caro, mas tem de satisfazer as necessidades a 100%. É uma ferramenta que tem que ter em conta os factos e formas, bem como a função e relações.

4th Task

Exploração de uma grande variedade de soluções possíveis através da geração de uma grande quantidade de diversas soluções possíveis, permitindo ir além do óbvio e explorar uma série de ideias.

Ideate: O sistema tem de ter em consideração vários fatores:

  • Permitir a definição da intensidade de luz pretendida;
  • Medir a luz proveniente do exterior;
  • Ligar as lâmpadas o exatamente necessário para atingir os valores definidos, considerando a medição mencionada no ponto anterior;
  • Ligar as luzes apenas quando dentro das condições pré-estabelecidas (por exemplo, só quando alguém estive dentro do espaço);
  • Se se trata de um espaço com várias lâmpadas, são ativadas apenas aquelas que se encontrem na zona de permanência dos indivíduos que esteja no seu interior;
  • Compensar a depreciação das lâmpadas ao longo do tempo;
  • Caso não esteja ninguém no local não é necessária iluminação;
  • Manter um nível constante de iluminação independentemente das horas que as lâmpadas estejam a funcionar.

5th Task

Prototype: Fase onde é elaborado um protótipo do sistema para apresentar ao cliente, por forma a permitir ao cliente que veja como funciona, bem como discutir o que este pensa desta solução. Nesta etapa pretende-se transformar as ideias em algo físico que possa ser experimentado e que interaja no processo de forma coesa. Neste projeto em concreto, o protótipo é o produto final do projeto, uma vez que o sistema como produto final será algo a realizar (talvez no futuro) tendo este por base.

6th Task

TEST: Neste estado do projeto experimenta-se o produto no seu mais alto ponto de resolução e usam-se observações e comentários para refinar o protótipo, aprender mais sobre o usuário e refinar o seu ponto de vista original. Mesmo durante esta fase, alterações e aperfeiçoamentos são feitos a fim de excluir soluções de problemas e obter uma compreensão mais profunda do produto e dos seus usuários quanto possível.

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