Business Model of Canvas

O modelo de Canvas é uma ferramenta prática e versátil que permite avaliar todos os aspetos fundamentais de um modelo de negócios. É composto por nove elementos (que constam na figura 5) que cobrem as quatro principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Segmento de Clientes

O segmento de clientes define o público alvo, sejam eles pessoas ou empresas. Um modelo de negócio pode ter um ou vários segmentos. O importante é agrupar clientes com o mesmo perfil (comportamentos, necessidades, etc.) dentro de um mesmo segmento de clientes. Então, o mercado será empresas com elevado gasto em iluminação e pessoas que se preocupam com a poupança e a ecologia, uma vez que a empresa otimiza esses processos de iluminação provocando um melhor conforto.

Proposta de Valor

A proposta de valor descreve de forma simples e objetiva o valor associado aos produtos. Este será o principal motivo pelo qual os clientes tem preferência pela empresa ao invés de outra. Consiste ainda na resolução de problemas ou satisfação de uma necessidade do consumidor. Deste modo, a proposta de valor incide em processos que tem como ponto de partida o sistema de controlo automático de luz, descrevendo todos os seus benefícios, como a redução de desperdícios de energia e consequentemente de custos, a inovação deste artigo e a comodidade que revelará quando implementado em empresas ou em casas.

Canais

Os canais dizem respeito à interligação entre a empresa e os clientes, ou seja, a forma de comunicar e chegar aos consumidores. Este membro do modelo de Canvas é importante na experiência do cliente, uma vez que amplia o conhecimento deles sobre a empresa. Nos dias de hoje, nada melhor que um site para chegar ao cliente, onde nele estará explicito as vantagens do produto e da empresa. Os parceiros de distribuição e equipas de suporte também são considerados canais, dado que concebem uma ligação do público à empresa, pois são estes que farão a implementação do produto e a forma como abordam o cliente reflete o modo como a ZipOfLight quer aproximar-se do cliente.

Relacionamento com Clientes

O relacionamento com clientes descreve o tipo de relação que a empresa pretende estabelecer com cada segmento de cliente. Este fator é de um nível de importância elevada, na medida em que este tipo de relacionamento e o modelo de negócio vai influenciar a experiência geral de cada cliente. Existem vários tipos de comunicação, mas a ZipOfLight acredita que os pontos referidos no quadro, como o site, as redes sociais e o marketing são suficientes para criar um relacionamento com o cliente. Por fim, quando o interesse estiver presente no consumidor, será o processo de negociação e a participação deste que levará à fidelidade do comprador com a instituição. Podendo assim, criar as oportunidades necessárias para que a entidade chegue a outros portos, pois não existe melhor publicidade do que os próprios clientes falarem com satisfação do seu produto.

Fontes de Receita

A fonte de receita representa o dinheiro que cada empresa gera através de cada segmento de cliente. Esta, depende do modelo de negócio aplicado, uma vez que, pode ter uma ou mais fontes de receita. Posto isto, a ZipOfLight pode ter receitas através dos seus serviços de hardware e do próprio sistema, como também na manutenção e mão de obra necessária para implementar o produto nas casas ou empresas que o compram.

Recursos Principais

Os recursos principais referem-se aos recursos imprescindíveis para que o modelo de negócio se concretize. Eles podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Para cada modelo de negócio podem ser necessários diferentes recursos principais como acontece com a ZipOfLight. Esta exige um leque de recursos bastante abrangente, uma vez que, necessita dos componentes práticos, como por exemplo sensores, os próprios contratos de parcerias, departamento de recursos humanos e os técnicos para desenvolver o hardware. É então um grupo bastante vasto para que o sucesso reine na empresa.

Atividades-Chave

As atividades-chave são as ações mais importantes que uma organização deve realizar para que o seu modelo de negócio funcione. Estas atividades-chave são diferentes consoante o modelo empreendido. Na ZipOfLight apresentamos como possíveis ações importantes os parâmetros referidos no quadro, uma vez que, todo o processo de informática e eletrónica estão evidenciados neste projeto. A referência ao marketing é também uma possível chave para o sucesso desta empresa, dado que é tanto importante vender um bom produto como transmitir aos clientes o que ele representa e as vantagens do mesmo. Originando assim negociações de contratos importantes para elevar a empresa a outros patamares.

Parcerias Principais

As parcerias principais são a rede de fornecedores e parceiros que contribuem para manter o modelo de negócio funcional, uma vez que otimizam processos, reduzem riscos e adquirem recursos. É de salientar que essas parcerias podem ser responsáveis por uma atividade-chave. Assim sendo, o grupo optou por referir três pontos importantes para o sucesso da empresa, dado que a distribuição é um ponto sensível, onde um atraso na entrega pode atrasar todo o processo de desenvolvimento do produto. É então essencial confiar nas parcerias de distribuição. O mesmo acontece com os fornecedores de matérias primas. Já com os direitos de autores, e caso o produto já esteja patenteado, a ZipOfLight terá de pedir autorização a essas empresas para a utilização das mesmas, de forma a não originar conflitos futuramente.

Estrutura de Custo

A estrutura de custo descreve os principais custos envolvidos num modelo de negócios, ou seja, recursos principais, canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita que geram custos, sejam eles custos fixos ou variáveis, isto é, salários ou todos os restantes custos descritos no quadro do modelo de Canvas.

@2017 ZipOfLight
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